27/05/2019

Coccidiose em bezerros: saiba como deixá-la bem longe de seu rebanho

Baycox 5%, desenvolvido pela Bayer, é a solução disponível no mercado contra a doença

A coccidiose em bezerros é uma doença causada por um protozoário, a Eimeria sp., que costuma se desenvolver em ambientes úmidos e principalmente onde há alta taxa de lotação. É responsável por grandes perdas econômicas nos rebanhos, pois apenas 10% dos bezerros com a doença apresentam sintomas. Dessa maneira, a coccidiose pode se manifestar de duas formas: clínica e subclínica. Na primeira, há o aparecimento de diarreias em diversos estágios, acompanhadas de desidratação e redução de ingestão de alimentos. Já na forma subclínica, que é mais corriqueira, ocorrem perdas econômicas ligadas ao baixo desempenho dos animais e ausência de diagnóstico preciso.

Estudo recente1 revelou que a coccidiose está presente em 100% das propriedades no Brasil, bem como em 66% dos animais. A doença, sem tratamento adequado, pode ocasionar diarreias severas (curso negro) e levar o bezerro à morte. Os sinais clínicos da coccidiose em bezerros podem ser observados em suas fezes, quando elas estão fluidas, sanguinolentas ou enegrecidas. Porém, também é possível notar grande desidratação no animal, bem como apatia, prostração, dor abdominal, falta de apetite e perda de peso. O bezerro com coccidiose pode apresentar ainda outros sintomas, como febre e infecções secundárias. Esses sintomas podem ser notados por meio de anamnese, sinais clínicos e com exames de fezes.

Continue lendo este artigo e conheça as soluções disponíveis no mercado contra a coccidiose em bezerros!

Conheça o Baycox 5%, a solução para coccidiose em bezerros

Você sabia que o tratamento de coccidiose em bezerros pode ser feito de forma muito simples e eficaz? O segredo é utilizar no seu rebanho o produto Baycox 5%, solução veterinária desenvolvida pela Bayer Saúde Animal. À base de Toltrazurila, possui potente ação coccidicida indicada no tratamento e prevenção de diarreias causadas pela coccidiose em bezerros.

Utilizado de forma preventiva, o Baycox 5% evitará que a Eimeria sp. se multiplique no rebanho. Dessa maneira, a ação prevenirá casos de diarreias ou lesões nas células intestinais dos bezerros. O produto veterinário da Bayer também ajuda a reduzir significativamente a quantidade de oocistos (ovos) eliminados pelos bezerros no ambiente. Assim, será possível diminuir a exposição do animal e controlar melhor a doença.

Mas como utilizar Baycox 5% para ter uma ação eficaz?

Agora que você já conhece a solução eficaz na prevenção e tratamento de coccidiose em bezerros, é fundamental entender como o Baycox 5% deve ser aplicado para alcançar um resultado mais satisfatório. A recomendação para utilizar o Baycox 5% é de 3ml para cada 10kg de peso vivo. Essa dose deve ser aplicada por via oral e em dose única, tanto na forma curativa como na preventiva. No segundo formato, estudos mostram que o produto deve ser aplicado de uma a duas semanas antes da manifestação da diarreia.

Em fazendas de gado de corte, por exemplo, onde os casos de diarreia costumam aparecer entre 15 e 60 dias de idade, estudos recomendam aplicar Baycox 5% nos primeiros dias de vida, junto ao manejo de cura de umbigo. Em fazendas de gado de leite, a aplicação preventiva de Baycox 5% poderá ser feita entre 5 a 10 dias de vida, quando os animais forem criados a pasto e os quadros de diarreia aparecerem entre 15 e 60 dias de idades. Já em casos de animais criados em gaiola suspensa, com quadros de diarreia em períodos posteriores, estudos recomendam aplicar o Baycox 5% no momento em que os animais tiverem contato com o pasto ou forem colocados em grupos.

Nos casos em que Baycox 5% for ser utilizado para tratamentos de animais com diarreia, ele pode ser feito junto a outros produtos da Bayer. A combinação com o antibiótico Kinetomax pode ser necessária para combater um possível surgimento de bactérias oportunistas associadas. Ele também pode ser utilizado com o Flunamine, anti-inflamatório não esteroidal capaz de suprimir o processo inflamatório, a dor abdominal e a febre. O uso do hidratante Glutellac, junto a uma alimentação líquida, é fundamental para o bezerro suprir as necessidades nutricionais. Por fim, o Baycox 5% pode ser utilizado com o Catosal B12, energético ideal para bezerros que se encontram fracos e apáticos.

Clique AQUI e saiba mais sobre a eficácia do Baycox 5% no combate à coccidiose em bezerros.

Material de referência:

  1. 1 Facury Filho et. al. 2008 – World Buiatric Congress, Budapest, Hungary
  2. https://www.milkpoint.com.br/canais-empresariais/bayer/coccidiose-o-curso-negro-da-criacao-de-bezerras-105649n.aspx?r=1312321500
  3. https://www.milkpoint.com.br/canais-empresariais/bayer/prevenir-usando-baycox-e-o-melhor-remedio-para-coccidiose-em-bezerros-105845n.aspx
  4. https://www.saudeanimal.bayer.com.br/pt/doencas/visualizar.php?codDoenca=coccidiose

Fonte: Bayer Saúde Animal