07/08/2015

Bayer dá início ao lançamento mundial de uma nova tecnologia para o controle da coccidiose e prevenção de anemia em leitões

Resultado de mais de dez anos de pesquisa, o Baycox Iron é o único produto capaz de garantir a prevenção simultânea para as duas enfermidades. Primeira etapa do lançamento foi realizada em Campinas (SP).

A Bayer promoveu ontem (06), em Campinas (SP), o lançamento mundial da Baycox Iron, uma nova e inédita ferramenta para o controle da coccidiose e prevenção da anemia em leitões. Realizado no Hotel Royal Palm Plaza, o vento reuniu cerca de 60 pessoas, entre suinocultores, técnicos e parceiros da Bayer.

Primeira associação oral de Ferro e Toltrazurila, o Baycox Iron é especialmente indicado na profilaxia e tratamento da coocidiose e na prevenção da ocorrência de anemia ferropriva em leitões. Resultado de mais de dez anos de pesquisa, o Baycox Iron é o único produto capaz de garantir prevenção simultânea para as duas enfermidades. “O Baycox Iron é mais uma grande inovação da Bayer para o mercado veterinário. Trata-se de uma ferramenta moderna, prática e eficaz”, afirma Luiz Felipe Lecznieski, médico veterinário e gerente de Marketing da Unidade de Suínos & Aves da Bayer. “A maternidade é uma etapa que envolve muitas atividades. Ao possibilitar o tratamento conjunto das duas doenças com apenas uma dose, o Baycox Iron não só melhora as condições de bem-estar animal, como permite ao produtor otimizar o seu manejo de forma que sobre mais tempo para focar em outras atividades”, explica.

Produzido na Alemanha, o Baycox Iron será comercializado em frascos de 100 e 250 ml e de 1 litro. O medicamento é administrado em dose única por via oral entre o 3º e 5º dia de vida do leitão, preferencialmente 72 horas após seu nascimento. Cada 100 ml de Baycox Iron contém 5,00 g de Toltrazurila, 22,80 g de Ferro Activo (sob a forma de Ferro Dextrano) e 100,00 ml de veícula q.s.p. O produto vem com um novo aplicador, mais prático e ergonômico, especialmente desenvolvido para facilitar a operação dentro da maternidade.

Experimentos no campo
Antes de seu lançamento, o Baycox Iron passou por uma bateria de testes no campo. O objetivo foi aferir sua eficácia em condições comerciais de produção. Num deles foi feita uma avaliação da eficácia da associação oral de toltrazurila + ferro no controle de coccidiose e da anemia ferropriva em leitões lactantes em comparação com a toltrazurila 5% por via oral + ferro injetável em uma granja comercial com histórico de infecção pelo isospora suis. “Esse experimento - assim como todos os outros os estudos de campo que fizemos - comprovou a eficácia do Baycox Iron para o combate da coccidiose e da anemia ferropriva dos leitões.”, afirma Eliana Dantas, gerente técnica da Unidade de Suínos & Aves da Bayer. “Não houve diferença estatística de desempenho entre os tratamentos. Os leitões tratados com Baycox Iron oral tiveram o mesmo desempenho – e aqui me refiro ao peso ao desmame e GPD - dos leitões tratados com Baycox 5% + ferro injetável”, explica.

Segundo Dantas, os experimentos evidenciaram também outros benefícios do produto como redução do trabalho da mão-de-obra na granja e da ocorrência de artrites e poliartrites nos leitões promovendo, consequentemente, a melhora das condições de bem-estar na maternidade. “O Baycox Iron é uma tecnologia inovadora e mostrou-se uma opção prática, eficiente e rentável para o suinocultor”, avalia Dantas.

Lançamento itinerante

Ao lado do México, o Brasil foi o país escolhido pela Bayer para conhecer o produto em primeira mão. Por aqui os eventos de lançamento serão itinerantes. A primeira etapa foi realizada em Campinas (SP). Agora a equipe da Unidade de Suínos e Aves da Bayer corre o País (o lançamento será realizado em mais oito cidades), para mostrar os atributos de sua nova tecnologia.

Fonte: Redação Suinocultura Industrial