Mosca-dos-Chifres (Haematobia irritans)

Introdução:

A Haematobia irritans ou Mosca-dos-chifres é uma espécie de mosca hematófaga (se alimenta de sangue) que parasita os bovinos e búfalos. Em situações extremas, ela também pode parasitar equinos e humanos. A Mosca-dos-chifres ocorre em todo o Brasil e tem preferência por animais de pelo escuro e machos.
O prejuízo causado pela Haematobia irritans não é tanto pelo sangue sugado do bovino, mas sim pelo estresse causado pela dolorosa picada. Em alguns casos, a infestação pode chegar a mais do que 1.000 moscas por animal.
O estresse causado pelo parasitismo retarda o ganho de peso, diminui a produção de leite e diminui o índice de prenhes, pois o animal não se alimenta corretamente tentando espantar as moscas.

Etiologia:

A Mosca-dos-Chifres (Haematobia irritans) é um parasita externo hematófago de bovinos e búfalos.

Patogenia:

Tanto os machos quanto as fêmeas da Mosca-dos-Chifres são hematófagos e permanecem no animal 24 horas por dia, picando-o de 15 a 40 vezes por dia. Apenas a fêmea deixa o hospedeiro para por os ovos nas fezes frescas e retorna ao animal.
A Mosca-dos-Chifres vive de 3 a 4 semanas, podendo voar até 14km a procura dos hospedeiros.
Após a fêmea da Haematobia irritans por os ovos nas fezes de bovinos, em 24 horas as larvas eclodem. Em três dias elas se transformam em pupa que de 4 a 5 dias eclodem para o parasita adulto.

Diagnóstico:

O diagnóstico é feito pela visualização das moscas em cima dos animais. A Haematobia irritans tem cerca de 6mm e são acinzentadas. As moscas se posicionam de forma característica, com a cabeça para baixo e as asas abertas.

Prevenção/Controle

A prevenção deve ser feita em todos os animais do rebanho utilizando os produtos abaixo:

  • Baymec® Pour-on
  • Neguvon®
  • Neguvon® + Assuntol Plus®
  • TIguvon® 15 SpotOn

Tratamento

O tratamento pode ser feito utilizando os seguintes produtos:

  • Baymec® Pour-on
  • Neguvon®
  • Neguvon® + Assuntol Plus®
  • TIguvon® 15 SpotOn

Fontes:

Produtos Relacionados: